Postagens

Mostrando postagens de Março, 2013

A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO

Imagem
Leituras do Domingo de Páscoa: 

Atos 10.34-43 ou Isaías 25.6-9 Salmo 118.1-2, 14-24 1 Coríntios 15.1-11 ou Atos 10.34-43 João 20.1-18 ou Marcos 16.1-8


Reflexão


A paixão se institui entre relações de vida, morte e ressurreição. Nas entranhas da vida e da morte nos deparamos com a paixão. Uma avassaladora intensidade de querer que nos eleva aos picos de vida e nos arrebata ao calvário da morte. Pela paixão e nela nos encontramos na audácia da celebração, na fidelidade do compromisso, na força da persistência. Ela nos conduz à experiência mais altaneira de vida e nos sucumbe ao Gólgota da morte. As grandes paixões são caracterizadas ainda pela perseguição até as últimas consequências de seu amor. Até a morte, se necessário for. Nela, a morte não representa fim, porque a paixão, a causa maior da vida, ressurge e permanece. Na paixão, o encontro com a morte é a possibilidade do infinito.
A Páscoa, mais importante festa cristã, nos faz reviver a experiência da paixão em Cristo. Jesus percorre a…

TRÊS VERDADES BÍBLICAS SOBRE O AMOR

Imagem
Texto base: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4.8)
Se existe um tema que a Igreja parece ter esquecido é o Amor. Cansei de ver alguns irmãos “torcerem” o rosto quando se anuncia que a mensagem que será pregada fala sobre Amor. Parece que tal temática está fora de moda, ou ainda não diz respeito a mensagem de Cristo. Ledo engano, esta é a própria mensagem do Senhor Jesus (João 3.16). O amor é cantado, falado e anunciado desde o Antigo Testamento e finda com a Revelação final do Senhor. Toda a Bíblia nos fala sobre amor, seja ele no sentido carnal, de desejo (Eros) ou no sentido pleno, espiritual (Ágape). Contudo, deixarei três verdades - poderiam ser mil ou mais - que a Palavra fala sobre o Amor (Ágape), vejamos:
1.Amor não é paixão. (1 Coríntios 13.7)Apesar da paixão (amor Eros) ser um sentimento inerente a natureza humana, pois baseia-se no olhar, no desejo, no enlace entre homem e mulher, como podemos ver Salomão expressando todo seu de…

ABECEDÁRIO DO CASAMENTO CRISTÃO

Imagem
Abracem seus respectivos papéis de liderança amorosa e submissão respeitosa.
As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor...Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja...Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido (Ef 5.22,25,33)


Busquem desenvolver sua amizade ao longo de suas vidas.Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Pv 17.17)Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo. (Pv 27.17)
Confiem única e exclusivamente em Cristo para construir seu larSe o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento (Pv 3.5)

Desliguem a televisão!Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (Sl 101.3,4)

Escutem antes de falar…

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO PARA UM CASAMENTO FELIZ

Imagem
A comunicação é o sistema circulatório de qualquer casamento, conferindo-lhe vida. Se duas pessoas não conversam com freqüência em profundidade suficiente, jamais vivenciarão uma verdadeira unidade e unicidade de coração. Mas estabelecer uma comunicação não é tarefa fácil. Homens e mulheres tendem aos mal-entendidos. Interpretamos mal uns aos outros. Fazemos até mesmo um julgamento errado uns dos outros. Se desejamos encarar a comunicação com seriedade, devemos nos comprometer com o rompimento das barreiras da incompreensão. Contudo, a tentação é deixar as coisas desandarem – parar de negociar mediante a dialética do “ele disse, ela disse”.Mas, na arena da comunicação, ceder ao comodismo seria uma violação do voto conjugal. Se nos recusarmos a continuar dialogando de modo aberto e profundo, estaremos nos rejeitando mutuamente como pessoas. É por isso que a comunicação deve continuar sendo a prioridade número um do casamento. Fato é que o compromisso de não se fechar emocio…

O POÇO E A PEDRA

Imagem
Um profeta caminhava por uma estrada, quando do meio da relva alta, surgiu um jovem de grande estatura e com olhos tristes. Assustado com aquele aparecimento inesperado, o profeta parou e perguntou se poderia fazer algo por ele.O jovem abaixou os olhos e murmurou envergonhado:- Sou um aventureiro. Perdi o afeto de meus pais e dos meus amigos. Como quem afunda na lama, vivo amargurado, magoado, traumatizado e rejeitado. Tenho medo do futuro e não sinto sossego por nenhum instante. Vejo que o senhor é um profeta, livre-me então desse sofrimento, dessa angústia! Pediu ajoelhando-se.O profeta, que ouvira tudo em silêncio, fitou os olhos naquele jovem e depois disse:- Eu estou com muita sede. Há alguma fonte por aqui?Com expressão de surpresa pela repentina pergunta, o jovem respondeu:- Sim, há um poço logo ali, porém nele não há balde. Tenho aqui, no entanto, uma corda que posso amarrar na sua cintura e descê-lo para dentro do poço. O senhor poderá tomar água até se saciar. Quand…

O VALOR DO SER HUMANO

Imagem
1Pe 1.18,19. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”

Sempre que um grande desastre ocorre, questões legítimas vêm à mente. Por que o Senhor deixou essas coisas acontecerem? Ele não poderia ter parado isso? Ele não se importa? A magnitude da morte e da destruição causada por terremotos, tsunamis, inundações ,  deixa de fora todos os pensamentos diários que normalmente ocupam as nossas mentes e nos leva a buscar explicações para o sofrimento. Muitas vezes  respondemos às nossas próprias perguntas com base em nosso relacionamento com Deus. Aqueles que nada sabem sobre Ele não tem nenhum quadro de referência para a compreensão de como Ele age. No entanto, os crentes em Cristo têm a Bíblia para guiá-los enquanto eles lutam com estas questões. Mas, mesmo assim, a precisão da p…

A MULHER CRISTÃ DO SÉCULO XXI

Imagem
(Gênesis 6:18) Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

Esta passagem Bíblica faz uma referencia "a esposa de Noé”. Não sabemos o seu nome, mas sabemos que ela era uma mulher virtuosa e submissa a seu esposo. O mundo, naquela época, estava corrompido. O pecado inundava  a terra. Mas havia uma família que era fiel ao Senhor, a família de Noé. Ele era um homem justo que andava com Deus, juntamente com a esposa, três filhos - e suas noras, a Bíblia nos diz:

(Gênesis 6:13). E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cäo e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Mulher  de vida simples, cuidava do seu lar, e Noé tinha uma  vida segura com DEUS. Ela não imaginava que a sua vida, e da  família iria mudar. Tudo começou com "o chamado do Senhor". Disse Deus a Noé: "... O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violê…

O PERFIL DA MULHER VIRTUOSA

Imagem
Deus tem nos chamado para sermos mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte. Qual seria então o perfil de uma mulher virtuosa?
CONFIÁVEL, FIEL - Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não suporta traições e nem vive de trapaças, mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel em todo o tempo;
AGRADÁVEL, DO BEM – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar a seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.
NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – mulher v…

VOCÊ É UMA MULHER SÁBIA?

Imagem
 Deus chamou as mulheres para edificar os lares. Posso testemunhar que eu sou fruto de minha esposa, e conheço muitos maridos que se converteram através de suas esposas.Mas a Bíblia diz que só as sábias edificam seus lares:“A mulher sábia edifica a sua casa,mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”Pv 14.1 - ARAQuero falar um pouco sobre as características de uma mulher sábia e de uma mulher que não tem sabedoria.A mulher sábia é aquela que não manda no marido,  mas também não deixa de influenciá-lo – Deus colocou o marido como cabeça do lar.
Por isso a mulher sábia conversa com jeito, respeito e delicadeza. Permita dar um exemplo de como ela pode conquistar o que quer do marido: se ela deseja uma geladeira nova, ela prepara um bom jantar para seu marido, o trata com carinho e amor, e depois serve um suco ou refrigerante sem gelo e logo em seguida conversa com o ele e pede a geladeira. Já a mulher que não tem sabedoria é aquela que manda o marido comprar a geladeira e ainda dá …