sábado, 23 de novembro de 2013

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A MENTIRA ?


(Efésios 4:25) - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
(Efésios 4:25) - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Porque as pessoas mentem?

-          Por falta de conhecimento, por não está inteirado do assunto.
-          Para se livrar de alguma situação
-          Para se exaltar, para impressionar
-          Para conquistar, conseguir, alcançar um alvo
-          Para prejudicar, por maldade
-          Para encobrir erros
-          Por medo
-          Por orgulho, por não querer se expor

Existem mentiras inofensivas? Alguma coisa justifica a mentira?
Para responder a estas perguntas precisamos saber o que é mentira.

Mentira: ato de mentir; fraude; engano; erro; ilusão; afirmar coisa que sabe ser contrário à verdade.
Se, segundo o dicionário o sentido da mentira é esse, certamente em qualquer cultura, então, podemos afirmar que não há mentira saudável, inofensiva.
Apesar disso, o que o mundo pensa sobre a mentira? A prática das pessoas é a melhor fonte de pesquisa neste momento. Será que vemos as pessoas preocupadas em não mentir? Ou será que percebemos alguma indução à mentira, nos programas de televisão, nos lares, nos jogos, nas escolas, etc. Os filhos, comumente vêm seus pais mentindo, nas mínimas coisas, e isso reflete em tudo. A mentira tem sido um câncer alimentado, e sutilmente tem se tornado natural, comum, necessário, uma tradição de família, da sociedade, das comunidades. Isso é terrível.

Quais as conseqüências da mentira:

-          Desastres
-          Confusão
-          Discórdia
-          Morte
-          Desconfiança
-          Fracasso
-          Solidão
-          Tristeza
-          Opressão
-          Angústia
E se fôssemos enumerar talvez editássemos um livro só sobre isso.

O que a Bíblia diz a respeito desse mal?
(Deuteronômio 5:20)- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Salmos 5:6)- Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
      (Provérbios 19:5)- A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.
      (João 8:44)- Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
     (Efésios 4:25)- Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
     (I João 2:21)- Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
     (I João 2:4)- Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
(I João 4:20)- Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Aqui vemos que a mentira também se dá com atitudes e não somente palavras.
(Colossenses 3:9)- Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
(Tiago 3:14)- Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

Qual a punição para os mentirosos?

(Apocalipse 21:8)- Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
(Apocalipse 21:27)-    E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
(Apocalipse 22:15)-    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

A mentira envolve, se instala, se desenvolve, e mata qualquer relacionamento, seja ele familiar, estudantil, profissional, comunitário, humano. Deteriora a auto-estima, e nos afasta completamente e eternamente de Deus.

O que fazer para não mentir?

1o. Reconhecer que a mentira é um mal, um pecado, por isso é abominável à Deus.
2o. Confessar à Deus esse mal, e comprometer-se com Ele em lutar contra a mentira, confiando que Seu Espírito que habita em você lhe capacitará a vencer.
3o. Nos policiar, vigiar, estar atento para alcançar o alvo. A mentira muitas vezes é como um vício, uma droga, uma química que precisa sair da nossa alma, do nosso caráter, da nossa vida. A bíblia fala sobre aqueles que respiram mentira. Isso é sério!
4o. Calar. É melhor calar do que mentir. Se o que se tem para dizer, não é verdade, e na auto- avaliação com certeza já se identificou isso, então, é melhor calar, ou dizer : nada a declarar.

Não há nada melhor na vida cristã do que cultivar o relacionamento com Deus, aliás, não há vida cristã se isso não acontece. Talvez não estejamos tão atentos a seriedade do perigo que corremos vivendo uma vida de mentiras, praticando a mentira desenfreadamente, Assim, nos afastamos de Deus brutalmente.
Abandonemos a mentira urgentemente! Esse é o desejo do Pai. Certamente não desejamos ouvir naquele grande dia: “Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”  

FONTE:

www.tendadoencontro.com.br




2 comentários:

  1. Mentira é algo terrível tem pessoas que mentem tanto que passa a acreditar nas próprias mentira..excelente post.deixo meu carinho e paz.

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima coisa a ser fazer é sempre fica de olho no celular do marido com um programa espião o www.syncsoft.com.br

    ResponderExcluir

MÚSICA 'RARIDADE'

Boa tarde, pessoal! Hoje, trouxe uma linda música para vocês. Um abraço e até mais!