domingo, 24 de março de 2013

O VALOR DO SER HUMANO









1Pe 1.18,19. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”

Sempre que um grande desastre ocorre, questões legítimas vêm à mente. Por que o Senhor deixou essas coisas acontecerem? Ele não poderia ter parado isso? Ele não se importa? A magnitude da morte e da destruição causada por terremotos, tsunamis, inundações ,  deixa de fora todos os pensamentos diários que normalmente ocupam as nossas mentes e nos leva a buscar explicações para o sofrimento. Muitas vezes  respondemos às nossas próprias perguntas com base em nosso relacionamento com Deus. Aqueles que nada sabem sobre Ele não tem nenhum quadro de referência para a compreensão de como Ele age. No entanto, os crentes em Cristo têm a Bíblia para guiá-los enquanto eles lutam com estas questões. Mas, mesmo assim, a precisão da perspectiva de alguém é determinado pelo seu conhecimento da Palavra de Deus. Aqueles com uma compreensão limitada das Escrituras podem muito bem chegar a conclusões imprecisas..Devemos precaver-nos contra as tentativas de forçar Deus a agir como pensamos que Ele deveria. Se ele faz algo que não vai caber na caixa que nós projetamos para Ele, nós facilmente vamos nos  aborrecer, ficar com raiva, ou confusos… O Senhor nunca vai ficar dentro dos parâmetros que estabelecemos para ele. Uma vez que somos mortais e pecaminoss, temos uma perspectiva muito estreita de compreensão da vida. Mas o nosso Criador eterno, sem pecado, soberano e onisciente vê e sabe o que não podemos perceber. Queremos ter certeza de que nosso ponto de vista do papel de Deus em desastres naturais  ou na vem da Bíblia, não da nossa própria limitada “perspectiva”.A  Escritura nos fala de amor do Senhor, da Sua fidelidade e sabedoria. Sempre que não podemos compreender os Seus caminhos, a fé em Sua bondade deve ser a nossa fundação.
Embora  o homem   tenha caído em pecado, o ser humano continua tendo valor inestimável diante do Todo-Poderoso. Embora incapaz de salvar-se a si mesmo. O ser humano  como criatura   representa a mais sublime e melhor das criaturas de Deus, pois foi criado à sua imagem e intencionado para a sua glória. À luz da vontade de Cristo de oferecer a sua vida pela redenção do ser humano, tem-se uma perspectiva eterna do valor do ser humano quando observado do ponto de vista de Deus.
 Assim, em nossa compreensão, uma perspectiva bíblica do valor fundamental do indivíduo é essencial para o crescimento pessoal e desenvolvimento relacional com Deus e com o próprio ser humano, e isto diante de Deus e diante da criatura humana. Tendo criado o ser humano à sua própria imagem, Deus revestiu todos estes com grande dignidade. A sua busca pelo homem pecador e caído evidencia não apenas o amor de Deus, mas também a sua sabedoria em ação a fim de recuperar aquilo que lhe é de infinito amor. Será bom entendermos como o valor pessoal pode ser aprendido e recuperado de acordo com a vontade de Deus.
 Vivemos no século das transformações, o século XXI. São mudanças tecnológicas, econômicas, políticas, biológicas, culturais e principalmente sociais,  como não poderia deixar de ser, a Ética e a Moral também passam por certas mudanças; mudanças de ideologia e até mesmo de ecletismo de valores pela perda ou afastar de DEUS. Ética e Moral normalmente caminham juntas, de mãos dadas. E deveria  a ciência e a Religião acompanhar estas mudanças lado a lado. Quando falamos de Ética também estamos a falar de comportamentos resultantes e apoiados em valores, bem como propriamente de moral. Os antigos filósofos destacavam a Ética de Aristóteles, como a ética das virtudes e do amor. A partir da concepção aristotélica criada, observa-se que o homem é naturalmente um ser que ama, mas que também odeia. O homem é certamente produto do meio em que vive.  Só que com Jesus ele transforma o ambiente em que vive.

Entendo que, ao citar essa premissa, enfaticamente cito o ser humano, homem e mulher, como produto da natureza de DEUS  é um ser biológico e cultural também sujeito a várias leis, tanto da vida, o que é exatamente provável, quanto da natureza e da sociedade.

 Quando o homem convive em sociedade, a tendência é formar acordos que são pactuados para que as partes possam estar satisfeitas e conviver em harmonia. Atualmente no mundo de hoje, o que se nota é uma certa inversão de valores, da moral e dos bons costumes. Senão vejamos: os meios de comunicação, e quando falo deles cito a televisão como provavelmente o meio mais acessado e que em certas situações ajuda a corromper os valores familiares, valores constituídos em gerações passadas, onde se via mais dignidade e menos pouca vergonha tão declarada! O que se mostra hoje na TV são jovens sendo desviados de suas condutas; jovens entregues ao alcoolismo e às drogas.
 Até no trânsito notamos a inversão das coisas. Só para citar um exemplo: a lei nos diz que devemos dar preferência ao veículo que vai circular ou está circulando na rotatória, muito embora o que se percebe na prática é o avanço de outros veículos desrespeitando tal norma, e o pior é que os motoristas fazem o errado e ainda se acham certos da razão. Nas novelas exibidas em certas redes de TV, o que é mostrado: o adultério como melhor saída para um casamento esgotado. Mostram isso como se fosse a melhor alternativa. Onde está a Moral? E a Ética? Acham normal tal situação e massificam ainda mais, pois a audiência sobre a elevados níveis e se ganha mais dinheiro. Os valores se inverteram ou vivemos numa sociedade apoiada em comportamentos desviados pela influência da mídia e talvez de uma educação despreocupada por parte da família? Que país é esse onde um presidente do Supremo Tribunal de Justiça se envolveu com propina de 1 milhão de reais? Para não falar do que acontece na política brasileira: é dinheiro escondido no bolso, na cueca e até na meia. Os políticos corruptos se justificam sem nenhuma vergonha estampada na cara e completam "todo mundo faz isso!". Conselho de Ética? Para quê? Tudo acaba ou em pizza ou em outros acordos. Vivemos sob a égide da ética do dinheiro, a ética do consumo, a ética do ser bem sucedido e dane-se o resto.  Por outro lado, ainda existe pessoas  de DEUS que acordam pela madrugada para orar, que são honestas e cumpridores das leis e de seus deveres e  trabalham arduamente para sustentar suas famílias e só vão deitar depois de altas horas da noite todos os dias. Como viver dignamente, e porque não dizer eticamente, com um salário que não rende três dias? Vejo apresentadores de TV brasileiros que ganham salários astronômicos para passarem algumas horas falando besteiras, jogadores de futebol ganhando fortunas com um comportamento moral e educacional de péssima qualidade. Falo isso por que Ética também tem haver com justiça.

Salmo 8.4-5 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?  Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste”.

A nossa habilidade de cumprir a nossa responsabilidade pela terra depende da nossa disposição em submeter-nos e servir ao Deus vivos.O mundo literalmente permanece de pé ou desaba dependendo das ações humanas - Cada fiel tem uma importância estratégica para maximizar o impacto do bem.


Gn 9.5,6"Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem. Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem."
 


  A vida humana é criação divina única, espiritual e imortal, deve ser profundamente respeitada.  


At 17.26"De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação."


Toda a humanidade procede do mesmo sangue,. todos os Servos eleitos, são membros do mesmo corpo, o de Cristo.


1Co 12.12 "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."

O amor não é um sentimento ou uma preferência, porém uma decisão e uma forma de comportamento.

João 13.34,35"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros."


O ajudar ao próximo deve ser uma qualidade do Servo. O ser humano tem uma alta posição, mas ninguém deve pensar que ele é mais digno ou mais importante do que qualquer outra pessoa. A Bíblia nos ensina a respeitar todas as pessoas da mesmo forma, sem parcialidade. A Tragédia do preconceito pode afastar uma pessoa duma fonte de auxilio.


Mt 25.37-40"Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."

 A maior necessidade do homem é a salvação. O preço da morte de Cristo revela o valor da personalidade humana e a importância da salvação. O Salvador Jesus veio para restaurar a qualidade e o potencial da vida humana.


João 10.10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." 



FONTE:

http://momentodafamilia.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÚSICA 'RARIDADE'

Boa tarde, pessoal! Hoje, trouxe uma linda música para vocês. Um abraço e até mais!