sexta-feira, 5 de abril de 2013

A FAMÍLIA CRISTÃ DO SÉCULO XXI





Texto Central : Mateus 7:24 – 27






Introdução :

O século XXI é caracterizado pela modernidade, vivemos em um intenso estágio de globalização onde a tecnologia esta presente em todos os sentidos. O mundo também está mais violento, as pessoas estão mais desunidas por causa da elevado carga horário de trabalho que impede a confraternização, na qual a família é a mais bombardeada.


1. Fundamentos Espirituais da família :

O alicerce é a base, é o fundamento, é o sustentáculo de uma casa. Quando o alicerce é firme, segundo Jesus, a casa resiste ao tempo, ao vento, aos temporais.
Assim também é a família, o casamento. Para que resista, precisa de alicerce. Jesus nos fala de dois alicerces. O grande desafio para as famílias e casais aqui presentes é que tenhamos nossas vidas alicerçadas na Rocha , JESUS.

2. Quais são os alicerces de uma família ?
2.1 comunhão 
1 João 1:7
Mas, o que é comunhão ? É a participação em comum de crenças, interesses, ideias, opiniões. Para andar em comunhão uma família ou um casal, precisa compartilhar, precisa ter cumplicidade, precisa combinar em harmonia suas decisões. Enfim, se há uma ideia que resume comunhão é harmonia. 
A comunhão na família tem sido atingida por alguns inimigos. Vejamos : 
Trabalho excessivo; temperamentos não controlados por Deus; o demasiado uso da TV, da internet entre outros.
Não acredito que existam pessoas com temperamento incompatíveis, mas pessoas incompatíveis com a vontade e plano do Senhor para suas vidas.
2.2 Perdão 
Mateus 18:21-22
Pedro ainda limitava o poder do perdão em sua vida. Jesus lhe mostra que o perdão tem que ser exercido constantemente na vida cristã.
Mas por que alguns tem dificuldade de perdoar? 

Vou destacar alguns motivos :
Orgulho ferido; intolerância com as falhas de outros; é difícil perdoar porque às vezes nos sentimos como vitimas.
Perdoar pode ser um ato difícil, pois quem perdoa precisa dar a volta por cima e esquecer a ofensa . Quem perdoa, precisa superar as feridas abertas no passado. 2 Coríntios 5:17 
2.3 O Amor 
1 Coríntios 13:7 
Lembrar de como Jesus sofreu por nós, suportou os nossos pecados. O Amor de Deus nos leva a suportar a cruz que precisamos levar em nossa caminhada.
O amor nos ensina a esperar a oportunidade certa, ou a hora em que Deus vai agir. Sabermos esperar é importante que não nos precipitemos.
Jesus tem um Amor desse tipo por nós. Ele deu a sua vida por nós “ Amar é viver em favor de alguém ou de algo”. Amor é mais serviço do que sentimento.
O Amor de Deus gera em nós um sentimento de misericórdia, nos leva a fazer sacrifícios como o de Jacó, que por amor a Raquel trabalhou 14 anos Gen.29. Quando temos o Amor de Deus, grandes amizades não são sacrificadas por conflitos e pressões externas .
Permita- mos ter este Amor...


3. Família e a perda de valores

Vivemos um tempo, não apenas de descontrole sobre a aplicação de princípios e valores, mas de inversão de valores. As pessoas não querem mais receber instrução, e isso, todas as esferas da sociedade, também ninguém quer ser taxado de chato por querer organizar, disciplinar ou manter as bases de boa convivência. Neste sentido a família precisa ser instrumento de Deus para preservação de princípios e crescimento espiritual de seus membros.
É importante que venhamos a relembrar alguns princípios dentre muitos : O principio do respeito mutuo; O principio da solidariedade responsável; O principio da obediência a liderança; O principio do Amor Sincero; O principio da espiritualidade prioritária . Tendo cuidado para não cair em armadilhas. 
I Samuel 16:7


4. A expressão da Graça na Família

A primeira manifestação da Graça na família é o compromisso de aceitar aqueles que temos mesmo que não sejam do jeito que gostaríamos que fossem; é a ação de continuar fazendo nossa parte mesmo que o outro não esteja merecendo. A família é a base da igreja .
Cultos familiares, orações constantes, ter cuidado com o que introduz em casa e com a educação dos filhos .


5. Conclusão 

É preciso valorizar a família como projeto de Deus. Ainda não foi inventado algo melhor para substituir a família em termos de companhia, aconchego, proteção, amor e desenvolvimento sadio. É preciso fundamentar a familiar em princípios bíblico-cristãos, na qual precisa esta atenta as influencias nocivas do mundo e não permitir que seus valores e princípios sejam destruídos. Tendo vigilância constante. Meu relacionamento com Deus é a chave do meu relacionamento em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÚSICA 'RARIDADE'

Boa tarde, pessoal! Hoje, trouxe uma linda música para vocês. Um abraço e até mais!