terça-feira, 16 de abril de 2013

O PERFIL DA MULHER CRISTÃ



A Mulher como Esposa


* As mulheres compartilham igualdade de honra com os homens, mas têm funções diferentes: “… dando honra à mulher… como sendo vós os seus coherdeiros da graça da vida” (1 Pedro 3.7).
* Deus pretende que a maioria das mulheres case: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gn 2.18).
* A mulher deve se apegar ao seu marido, deixando para trás qualquer outra pessoa: “e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).
* A mulher deve estar disposta a se submeter à liderança do seu marido: “… assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5.19ss).
* A mulher deve aprender a “amar” o seu papel como  esposa e mãe e ser treinada nisso: “As mulheres idosas… [devem] ensinar as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos” (Tito 2.2-4).
* A maioria das mulheres encontrará o seu chamado no lar: “… boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2.5).
* A mulher deve conquistar um marido pecador por meio do seu comportamento dócil e sereno: “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando o vosso procedimento casto e com temor” (1Pe 3.1-2).
* A mulher tem o dever de ter intimidade sexual com o seu marido: “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem  poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência” (1Co 7.3-5).

* Mulheres podem trabalhar fora de casa para ajudar a família financeiramente: “… ela examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Faz panos de linho  fino e vende-os, e 

entrega cintos aos mercadores” (Pv 31.16, 24).



A Mulher como Mãe


* A mulher deve (até onde Deus lhe der a graça) ter muitos filhos, produzindo assim uma semente santa: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” (Gn 1.28).
* A mulher tem um papel importante no treinamento espiritual dos seus filhos: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Tim 1:5).
* Para a maioria das mulheres, cuidar do seu esposo e filhos será o seu chamado principal na vida: “Mulher virtuosa quem a  achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Levantam-se seus filhos e chamam-na bemaventurada; seu marido também, e ele a louva” (Pv 31.10, 28).


A Mulher na Igreja


* Mulheres não podem pregar, ensinar ou exercer autoridade sobre homens na igreja: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (1 Tim 2:11-12).
* Mulheres não devem falar na assembleia pública: “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (1Co 14.34)
* A mulher deve buscar liderança espiritual em seu  marido: “E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja” (1Co 14.35).
* As mulheres podem servir na igreja de outras formas: “Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra” (1Tm 5.10).


Conclusão
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada” (Pv 31.30).

Fonte: 



2 comentários:

  1. BENÇÃO DE DEUS! MAS BEL ACHEI QUE VC FOSSE CATÓLICA ,FAZ TEMPO QUE É CONVERTIDA E QUAL A DOUTRINA QUE SEGUE,FIQUEI CURIOSA!

    ResponderExcluir
  2. Olá, vim parar aqui porque fiz uma pesquisa no Google "o perfil da mulher cristã" , e o primeiro item foi seu texto.
    Cliquei sobre ele e aqui estou refletindo em suas dicas e nos versículos citados.
    Já li e reli provérbios 31:10, já li muitos livros sobre o assunto, pois meu sonho é ser uma mulher virtuosa.
    Amo meu marido e meus filhos, mas confesso que minha caminhada tem sido difícil. Não por causa deles, mas o maior inimigo que enfrento sou eu mesma.
    O ego, o orgulho, a ansiedade, a rebeldia, me faz sair do foco, da minha meta.
    Sabe quando as coisas vão indo bem, tudo parece perfeito? Eu com minha imprudência e tolice ponho tudo a perder.
    Depois do estrago feito, paro reflito e vejo as besteiras que fiz ou falei.
    Eu clamo a Deus para não ser tola, mas na hora que mais preciso agir com sabedoria, me precipito, ajo pelo impulso.
    Vou copiar esses versículos e colocar na porta do meu guarda roupa para olhar todos os dias e trazer a memória as instruções do Senhor.

    ResponderExcluir

MÚSICA 'RARIDADE'

Boa tarde, pessoal! Hoje, trouxe uma linda música para vocês. Um abraço e até mais!