domingo, 12 de maio de 2013

A LEI DA SEMEADURA



Semear com investimentos.

a) “Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo”.  (v. 1). Alguns intérpretes veem este versículo como uma referência ao comércio marítimo. Um navio era lançado nas águas e corria riscos, porém depois de muitos dias voltava cheio de mercadorias valiosas.
b) Quando lançamos sementes na vida espiritual, profissional, sentimental, financeira, ministerial, acadêmica, em relacionamentos etc., sempre há riscos envolvidos. Aqueles que não correm riscos terão uma vida sem progressos significativos.
c) Não se trata de fazer loucuras, ser inconsequente e fazer tudo o que der na cabeça, mas sim, com a busca da orientação de Deus, investir nas áreas em que queremos colher resultados.



Semear com a consciência que não temos o controle de tudo.


a) “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Assim como você não conhece o caminho do vento... também não conhece as obras de Deus [...]” (v. 4, 5).
b) Esses versículos  mostram o quanto somos limitados e que a maioria das coisas não estão debaixo do nosso controle, porém os textos nos alertam que isso não deve nos deter em nossa semeadura.
c) Em nossa falta de controle, nas coisas que independem de nós, confiemos em Deus, dependamos d’Ele e semeemos.




Semear em todo o tempo.

a) “Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.” (v. 6).
b) A orientação desta passagem bíblica é que se semeie sempre, que a nossa mão deve sempre lançar sementes e nunca ficar à toa. Também nos alerta a respeito do nosso desconhecimento do futuro “você não sabe o que acontecerá.”
c) Semeemos sempre em todas as áreas da nossa vida. Devemos obedecer à orientação da Palavra de Deus e não permitir que as incertezas nos paralisem.


Conclusão

     Invistamos em semeaduras, tenhamos consciência que só Deus tem o controle de tudo e semeemos em todo o tempo. Não deixemos que as frustrações do passado, as incertezas do futuro, as oposições, as acomodações e as negativas dos outros nos impeçam de semear, pois só haverá colheita se houver semeadura. 

Pr. Silas Zdrojewski




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÚSICA 'RARIDADE'

Boa tarde, pessoal! Hoje, trouxe uma linda música para vocês. Um abraço e até mais!