Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2012

UM VALIOSO CAPITAL

Imagem
Se temos clareza acerca do plano eterno de Deus e se tememos a Ele, não teremos dúvida quanto à importância de nosso casamento e à necessidade de investirmos nele.Alguns pensam que investir no casamento é apenas adquirir coisas, como: casa, móveis e equipamentos domésticos. Outros acreditam que um bom investimento também consiste em viajar e se divertir (com o cônjuge, é claro...).
Mas os anos passam, nós envelhecemos, o dinheiro acaba e as coisas se deterioram. Por isso não nos esqueçamos de "aplicar" no casamento o que é mais importante para nós, casais cristãos: DEUS.
É claro que não estamos falando de "aplicar" numa vida religiosa, com aparência de espiritualidade, de quem vai às reuniões cristãs apenas para assistir a um sermão, ouvir um bom coral, ou até mesmo, quem sabe, para dar um "sermão", e depois, ao voltar para casa, ignorar a família ou se dirigir a ela com indiferença e grosseria.
Aplicar o próprio Deus no casamento é permitir que a vida Dele …

A FÊMEA PARASITA

Imagem
Elas podem ser mulheres muito agradáveis e, em alguns casos, um tanto amáveis. Raramante contam seus problemas para os outros, pois preferem guardá-los para si mesmas. A vida é perigosa demais para que arrisquem seu tempo tentando algo novo, então elas se prendem ao que é seguro e garantido.
Embora sejam bastante agradáveis, raramente fazem alguma diferença na vida das outras pessoas.O mundo está infestado dessas mulheres "agradáveis" simplesmente porque a maioria das pessoas não tem interesse algum em somar ou fazer qualquer diferença neste mundo.
Elas são felizes se tão-somente viverem sua própria vida, o que é justo e aceitável, mas ainda assim triste.Triste porque elas não são apenas criaturas que respiram o pouco de oxigênio que ainda nos resta, mas, porque, na maioria dos casos, são mulheres incapazes de dar algo de si mesmas - são mulheres infrutíferas!
Todas as coisas boas a que temos acesso nos dias de hoje são o resultado do trabalho de pessoas que dicidiram que um di…

SER CRISTÃO É SER ESTREITO?

Imagem
Uma acusação comum entre tantas outras é que o cristão seria estreito, popularmente chamado de "careta" - alguém que tem uma vida com limites, não tendo a mesma "liberdade" de outras pessoas.
Muitos cristãos não gostam de ser chamados assim. E realmente não devem ser rotulados como pessoas estreitas em sentido pejorativo, pois na verdade o evangelho não é uma lista de proibições e sim um caminho que conduz à Verdade e à Vida Eterna.
O perigo é que muitos cristãos, não querendo ser discriminados, são mais liberais do que aqueles que não frequentam nenhuma igreja. Acreditam que podem ser cristãos e viver normalmente, sem qualquer limite.
Abusam da liberdade, transformando-a em libertinagem.Não devemos ter medo de ser considerados estreitos. De fato, essa palavra deve expressar bem o nosso estilo de vida.Se quisermos ser cristãos dignos de levar o nome de Cristo, devemos até esforçar-nos em ser pessoas estreitas.
Ser estreito é a forma de se aproximar de Deus. É preciso u…

A HISTÓRIA DO PORCO-ESPINHO

Imagem
Você conhece a fábula do porco-espinho?Ela diz o seguinte:"Durante a Era Glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porco-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos.
Assim, se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.Por isso, decidiram se afastar uns dos outros e alguns morreram congelados.
Precisavam fazer uma escolha:aceitar os espinhos dos companheiros ou desaparecer da Terra.Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. Dessa forma, sobreviveram."
Realmente, conviver com outras pessoas pode-nos causar problemas, mas a Bíblia diz que devemos fazer tudo o que for possível para viver em paz com todos.
Podemos alcançar isso quando:
1. tratamos as pessoas com humildade, demonstrando amor sincero;
2. prati…

O EQUILÍBRIO NECESSÁRIO

Imagem
Para muitas pessoas, a função da mulher no casamento resume-se a proporcionar prazer sexual ao homem.Os que pensam assim, manifestam estar vivendo exclusivamente segundo seus instintos carnais, sem o equilíbrio necessário para um relacionamento conjugal saudável.

Alguns, quando não atendidos nessa questão, até abandonam a família, ignorando todos os laços já feitos, em busca de uma satisfação egoísta, sem nem mesmo procurar, com o próprio cônjuge, um meio para melhorar a vida íntima de ambos.

Esse quadro certamente não deveria incluir os cristãos.Embora a vida íntima tenha sua importância no relacionamento entre marido e mulher (1 Coríntios 7:1-5), precisamos ter clareza de que o casamento possui uma função definida no plano eterno de Deus e, certamente, mais abrangente do que se pensa no mundo.

Deus criou o homem à Sua imagem para ser expresso e representado por ele. Depois disso, colocou-o num jardim para que ele o cultivasse e guardasse.

Então, viu que o homem precisava de um complemen…

"DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ..."

Imagem
Jesus disse: " Deixo-vos a paz, a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá." Não se pertube o vosso coração, nem se atemorize!"
JOÃO 14:27-31
Jesus ensina-nos que para entender a Verdade, para possuí-la verdadeiramente, é necessário não apenas sabê-la mas, sobretudo, pô-la em prática.Nos tempos atuais, em que muitos homens sofrem de angústia, de solidão, de depressão, Ele dá a paz, aquela paz que Ele diz ser sua, " a minha paz " .
Quem experimenta essa paz jamais pode esquecê-la e se a perde não existe paz no mundo que possa possuí-la.Sim, porque as revelações de Jesus são fatos. Mesmo quando o homem se revoltou contra Deus, Ele respondeu-lhes não com discussões, mas com um fato:encarnou-se e morreu por cada um de nós.
É desse acontecimento que podemos entender as consequências para a nossa vida, para a vida do mundo. É só por isso que podemos entender que a paz não é um conceito, mas é alguém:o Filho de Deus.

NÃO DESTRUA SEU CASAMENTO!

Imagem
Não caia na armadilha perigosa de que você está imune a problemas no seu casamento. Muitas pessoas pensaram assim e terminaram diante do juiz.
Portanto, todo cuidado é pouco.Analise cada item abaixo e reflita junto ao seu cônjuge sobre o que precisam mudar ou melhorar em seu casamento.
DEZESSEIS MANEIRAS DE DESTRUIR UM  CASAMENTO
1. Parar de dialogar de maneira aberta e sincera.
2. Alimentar a ira  e ser sempre egoísta, rude e violento(a).
3.Nunca perdoar seu cônjuge, por menores que sejam os erros dele.
4. Passar o maior tempo possível deprimido(a) e com pensamentos negativos.
5. Convencer seu cônjuge de que os filhos são muito mais importantes para você do que para ele.
6. Ser sempre indolente e recusar-se a fazer sua parte nas tarefas de casa ou no trabalho.
7. Gastar dinheiro com futilidades e sempre assumir dívidas altas.
8. Adquirir hábitos nocivos e defender seu direito de conviver com eles.
9. Não se importar com as necessidades sexuais de seu cônjuge, desde que você obtenha o que deseja…

SEXO FRÁGIL ?

Imagem
Sempre me impressiona a capacidade que mulheres têm de negar-se a si mesmas e de servir a seus semelhantes. Vejo isso em mães, irmãs, professoras, líderes de departamentos de igrejas, esposas, etc., enfim, em mulheres que se dedicam ao bem estar daqueles que lhes estão ao alcance.
Pessoas que, em matéria de servir, longe de merecerem ser classificadas como sexo " frágil", apesar da fragilidade física que possam apresentar, podem ser descritas como verdadeiras guerreiras.
O texto desta meditação, que faz parte dos relatos da crucificação de Jesus, chama nossa atenção para pontos importantes a respeito da atuação dessas heroínas.
Ele destaca que havia muitas mulheres acompanhando Jesus naquele momento trágico. Algumas, inclusive, se achegaram tão perto da cruz que ouviram suas últimas palavras (Jo 19:25-27).
Mostra ainda que elas não estavam ali por acaso, mas vinham acompanhando o Mestre desde a Galileia, numa viagem difícil e perigosa. E mais, para mim o ponto principal, elas nã…

A SAUDÁVEL ARTE DO DIÁLOGO

Imagem
É muito comum nos consultórios de terapeutas ou psicólogos de casais, um casal em vias de separar-se ficar surpreso com o que descobre um do outro, apesar de anos de convívio: "Eu tinha certeza de que você detestava camisa azul", afirma a esposa, tendo sua convicção destruída.
Por que isso ocorre?
Por falta de diálogo.A vida moderna tem levado as pessoas a se isolar e a exercitar pouco a saudável arte do diálogo. Infelizmente, muitos casais cristãos têm sofrido as consequências desse hábito destrutivo.
Só podemos conhecer genuinamente uma pessoa se com ela conversarmos, trocarmos confidências e se lhe damos a oportunidade de falar e manifestar suas opiniões e sentimentos.
Para isso, precisamos investir tempo no diálogo. E quando se trata de casais cristãos, precisamos não apenas dialogar, como, principalmente, orar juntos.
Como podem duas pessoas que se tornaram uma só carne e herdeiros da mesma graça de vida (1 Pedro 3:7), desprezar a oração comum?
Como podem servir juntas ao mes…

A ORAÇÃO É O ATO DE FÉ

Imagem
"Jesus foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus".
Lucas 6:12-19

A oração é o ato de fé, por excelência. Várias vezes Lucas mostra Jesus orando nos momentos mais importantes de sua vida: antes do Batismo, no deserto, antes da escolha dos doze apóstolos...
Lucas mostra a cerimônia de investidura no fim de toda uma noite de oração (v.12). Isso enfatiza a solenidade do momento.
Jesus era um homem de oração. A oração de Jesus é a escuta confiante do Pai, o empenho em fazer sempre a sua vontade. Essa comunhão profunda do Pai  e do Filho expressa-se na oração em diversas circunstâncias.
A oração aparece no "coração" da ação de Jesus. Há também a preocupação em selecionar e formar uma comunidade de discípulos, especialmente comprometida com Ele - os apóstolos - que seria a garantia da missão da Igreja.
Para entender o significado da oração na vida de Jesus, é preciso sobretudo observar o modo como Ele fica em oração ao longo dos vários acontecimentos da…

APRENDA A ORAR COM PODER

Imagem
Uma das grandes promessas de Deus diz que Ele "age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Rm 8:28). Mas, se você ler os versículos anteriores à promessa, verá que a Bíblia está falando de oração.
Em outras palavras, todas as coisas trabalham juntas para o bem quando oramos. Não se pode prometer que as coisas funcionarão automaticamente para o bem. Se houve em sua vida situações que, em sua opinião, não funcionaram para o bem, é possível que em algum lugar, em algum momento, as pessoas que deveriam estar orando por você ou por sua situação não estivessem fazendo isso.
Você tem o poder de controlar o seu destino. E pode escolher o céu ou o inferno para viver eternamente. Pode transferir para Deus o controle de sua vida e pedri que lhe mostre o propósito para o qual Ele o (a) criou. Pode optar por desistir do casamento ou permanecer e lutar por ele em oração.
O que Jesus realizou na cruz parece ilusão ou tolice par…

QUAL É O SEU TIPO DE SOLO?

Imagem
A Parábola do Semeador mostra-nos quatro tipos de solo: o da beira da estrada, que é aquela terra dura e sca, o pedregoso, o espinhento e a terra boa.
Eles representam as qualidades das pessoas que ouviram a mesma Palavra de Deus. Conforme Jesus explicou, o solo à beira do caminho é como as pessoas que ouvem a mensagem de Deus talvez até com respeito, mas têm coração duro e não a assimilam, e aí vem o diabo e toma conta de suas vidas, destruindo e arrancando todo ensinamento recebido, levando-as a desagradar a Deus.
Os pedregosos são aqueles ouvintes que se entusiasmam com a mensagem e se destacam rapidamente, mas talvez queiram mais liderar do que servir e, quando chegam adversidades, desistem de seguir Jesus, arrumando várias desculpas.
Os espinhentos são os que ouvem a Palavra, mas no dia a dia não conseguem tempo para orar e cultivar seu contato com Deus e com os outros cristãos, pois ficam preocupados com seu trabalho e seus lucros. Não conseguem maturidade espiritual porque são sem…